Registre-se agora de graça
Notícias atualizadas & Estatísticas dos times
Leia até 1000 análises por mês.
Acesso direto após registro grátis.
Marco Iacobucci EPP / Shutterstock.com
Pelé - uma carreira impressionante e mais de 1000 gols
Tudo começou quando Pelé tinha cerca de dez anos. Em 1950, o Brasil sediou a Copa do Mundo. O jovem brasileiro ainda era um espectador na época - o Brasil sofreu uma das derrotas mais dolorosas do futebol na história do país na final, quando perdeu por 1x2 para o vizinho Uruguai. Segundo sua própria declaração, seu pai sofreu tanto que teve que chorar. Pelé prometeu a ele que um dia ele venceria a Copa do Mundo por seu país.

Apenas 8 anos depois, na Copa do Mundo de 1958, havia chegado a hora. Aos 17 anos, Pelé levou seu país ao título com dois gols na final contra a Suécia. Outros títulos mundiais vieram em torneios em 1962 e 1970 e, entre eles, ganhou 3 campeonatos nacionais de clubes, dois títulos sul-americanos e até o campeonato mundial de clubes em 1963 com o Santos.

Apesar de sua pequena estatura, o brasileiro era um gigante em campo. Ele foi abençoado com velocidade, agilidade, controle, força e uma incrível capacidade de prever os movimentos de seus oponentes e companheiros de equipe. No total, ele marcou 1.282 gols em 1.363 partidas durante sua carreira.

Um dos maiores destaques foi o seu milésimo gol. Ele marcou do pênalti contra o Vasco da Gama no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 19 de novembro de 1969 - um marco importante para o brasileiro. Mais de 80.000 fãs o aplaudiram. Muitos torcedores invadiram o campo, seus companheiros de equipe o carregaram nos ombros e o jogo só pôde continuar após uma longa interrupção.

Pelé anunciou sua aposentadoria em 1974, antes de aceitar um contrato de US $ 7 milhões para disputar o New York Cosmos em 1975. Em 1977, ele levou o Cosmos a vencer um campeonato e fez uma grande contribuição para a promoção do futebol nos Estados Unidos.